Franqueados da Pearson diversificam negócio abrindo escolas de idiomas dentro de colégios

Programa de Education Centers oferece comodidade e estudoaprofundado de línguas com as redes Wizard by Pearson, Yázigi e Skill

Franqueados de escolas de idiomas da Pearson – líder mundial em soluçõespara a educação – estão diversificando seus negócios ao abrir salas de auladentro de colégios ou de instituições de ensino superior (IES). A iniciativa fazparte do programa de Education Centers Pearson, que estimula osempreendedores a ampliar suas franquias ao firmar parcerias com outrasescolas.

Pelo programa, o proprietário de uma unidade das marcas de escolas deidiomas Wizard by Pearson, Yázigi e Skill formaliza uma parceria com escolasde educação básica ou superior próximas à região onde está sua franquia. Oempreendedor instala salas de aula para oferecer cursos de idiomas a alunosregulares da escola parceira. As salas são montadas respeitando o mesmopadrão de instalação e identidade das marcas e contando com os recursosdisponíveis em qualquer unidade regular da franquia escolhida.

“A principal vantagem para o aluno é o oferecimento de um curso de idiomasespecializado dentro da instituição de ensino onde ele já estuda, indo além dagrade curricular normal”, explica Luciano Kliemaschewsk, presidente daPearson Brasil. “Para os pais, há a comodidade de não precisar levar os filhosa um outro local para estudar um idioma estrangeiro”.

Os colégios ou IES que firmam parcerias com os franqueados Pearson podemaproveitar espaços ociosos. Há também a questão econômica, pela rendagerada no acordo de parceria firmado com o franqueado, além do diferencial deconcorrência que é dispor de uma escola de idiomas em suas própriasinstalações.

Escolas investem em franquias próprias

Além dos Education Centers, mantenedores de escolas de educação básica eIES têm investido na aquisição de franquias para a instalação de escolas deidiomas dentro de suas unidades de ensino. “A aquisição de uma franquia éuma oportunidade que o mantenedor tem de diversificar seu negócio e oferecerum aprendizado de idiomas especializado a seus alunos”, explica LucianoKliemaschewsk. “Além disso, o fato de a escola já ter sua própria estruturareduz significativamente os custos de abertura do negócio, tornando esseinvestimento bastante atrativo”.

Líder mundial em educação, a Pearson tem a missão de transformar vidasfornecendo uma aprendizagem de melhor qualidade e mais acessível. APearson acredita que a educação abre oportunidades para melhores condiçõesde vida e carreira profissional. Por meio da campanha do Projeto deAlfabetização (www.projectliteracy.com), a Pearson apoia ações emalfabetização e letramento. O objetivo é que, até 2030, nenhuma criança nasçacom o risco de não ser alfabetizada. No País, o Projeto apoia a PlataformaAlfaletrar (www.alfaletrar.org.br), uma iniciativa do Cenpec (Centro de Estudose Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

No Brasil, a Pearson detém as principais marcas do mercado de franquias deidiomas: Wizard by Pearson – maior rede de ensino de idiomas do mundo elíder do mercado no Brasil –, Yázigi e Skill. Também atua em educação básicapara escolas privadas por meio dos sistemas de ensino COC by Pearson eDom Bosco by Pearson e, para escolas públicas, pelo Name – Núcleo de Apoioa Municípios e Estados. No ensino superior, oferece catálogo de livrosrenomados, conteúdo digital, plataformas online de aprendizagem e serviçoscomo apoio no desenvolvimento de ensino a distância. Também oferececoleções de livros didáticos e materiais digitais de apoio a institutos e escolasde idiomas e programas personalizados de ensino bilíngue para colégiosregulares.

A empresa lançou, na Bett Educar 2017, o sistema de ensino Atitude byPearson, complementando seu portfólio de soluções para educação básica. Osistema poderá ser implementado em escolas de educação infantil efundamental a partir de 2018 e, para ensino médio, a partir de 2019.

bruno.sisdelli@loures.com.br